O presente livro preenche-se finalmente a lacuna já secular, relativa ao estudo crítico do armamento ligeiro empregue pelas tropas portuguesas nas acções de combate e batalhas da Guerra Peninsular.

Apesar de surgir no contexto das comemorações do Bicentenário das Campanhas da Península, não é uma obra de oportunidade. Resulta de duas décadas de estudo, análise, comparação e cruzamento de informações, documentais e iconográficas, com acervos de colecções privadas e de diversos espaços museológicos, nacionais e internacionais.

Escrito por dois dos mais proeminentes especialistas em armamento, contém imagens de alta qualidade dos sistemas de armas, de pinturas, gravuras, óleos sobre tela e outras, que darão ao leitor uma imagem muito completa do armamento ligeiro português, assim como dos demais actores do conflito: A França e a Inglaterra.
Indispensável ao especialista, a todos quantos gostam de história, e ao leitor em geral que aprecia um bom livro, cuidado e repleto de belas imagens, muitas delas inéditas.

Boas Leituras!